Uma vez que as economias brasileira e israelense complementam-se e não competem entre si, ainda há muito potencial a ser explorado. A economia israelense é totalmente baseada no
comércio internacional – importa e exporta-se muito e, com este cenário, o Brasil pode beneficiar-se de um mercado qualificado.
Para o exportador brasileiro, a boa notícia é que Israel importa muito e de diversos países. Muitos itens que são amplamente exportados pelo Brasil, como papel e celulose, móveis, plásticos e calçados, dentre outros, são importados por Israel. No entanto, pouco destes itens brasileiros têm como destino o mercado israelense. Assim que o Acordo de Livre Comércio Mercosul-Israel entrou em vigor, 90% dos produtos que o Mercosul exporta para Israel tiveram eliminação imediata de imposto de importação, garantindo, assim, uma maior competitividade no mercado israelense para os produtos brasileiros e de demais países do Mercosul. Os 10% restantes passarão por reduções graduais até a total eliminação do imposto de importação.
Para o exportador israelense, a boa notícia é que muito da demanda brasileira pode ser suprida pela indústria israelense, da qual destacamos os setores de TIC, médico-farmacêutico, agro tecnologia, tecnologias de água e saneamento e segurança. Dos produtos que Israel exporta para o Mercosul, 50% tiveram eliminação imediata das imposto de importação, e os demais, passarão por reduções graduais.
Outra vantagem que o Acordo de Livre Comércio Mercosul – Israel apresenta é que a tarifa base para as reduções graduais dos impostos de importação é a da TEC de 2007. Isto significa que, apesar de poderem ocorrer modificações no cenário político-econômico dos países, os impostos foram previamente fixados, indicando previsibilidade para o exportador. Além disso, Atualmente, quase 100% dos produtos já possuem alíquota zero para imposto de importação.
O Brasil é um país estratégico para Israel e, tendo isto em vista, encorajamos tanto o exportador Brasileiro quanto o Israelense a estreitar, ainda mais, esta relação comercial e a explorar mais as vantagens do Acordo de Livre Comércio Mercosul-Israel. Conforme destacado, tal acordo elimina as barreiras ao comércio de bens, facilitando sua circulação e diversificando substancialmente as oportunidades de comércio entre os países. Além disso, gera crescimento econômico, aumenta cooperações tecnológicas e em P&D, e estreita os laços culturais, políticos e sociais.
Deixar um comentário