Prédio na Faixa de Gaza produz até 18 mil litros de água potável em apenas um único dia como parte da batalha contra a escassez hídrica na região de Gaza.

O objetivo é amenizar a grave crise da água na região de Gaza que, de acordo com alertas emitidos pela ONU, no ano de 2020, assistiríamos o esgotamento do aquífero que tornaria a região “inviável”.

A medida da empresa israelense avança no telhado de um prédio em Khan Younis, no sul de Gaza, a partir de um mosaico de painéis solares que alimenta uma enorme máquina vibratória, que remove a unidade do ar e a converte em água potável. Conforme explica uma dona de estação elevatória, Issa Al-Farra: “Extraímos até 80 mil litros de água aqui, que filtramos, adicionamos cloro e outros produtos químicos para torná-la potável”.

Na região de Gaza, a água potável durante séculos foi retirada do solo. Hoje há uma única usina, que não consegue atender toda a demanda da população local e, por isso, os moradores compram água engarrafada ou água de caminhões-tanque, que é extraída do lençol freático.

Fathi Sheikh Khalil, engenheiro elétrico e diretor da ONG palestina Damour, engenheiro que administra o dispositivo de transformação, afirmou à Agência France-Presse que “a máquina produz cerca de 5 mil litros de água potável por dia, quando a taxa de umidade do ar ultrapassa 65%, e produz 6 mil quando ultrapassa 90%”.

Uma parcela dessa água é utilizada por funcionários municipais e outra é destinada para um hospital, explicou Khalil. De acordo com o engenheiro, as máquinas “não vão mudar o mundo” e nem reverter por completo a crise hídrica que abate a região, entretanto, ele afirma que “é um começo” e muitos sabem que trata-se de um grande passo.

As máquinas, ao conectarem “geradores de água” a painéis solares equipados com bateria, são capazes de reduzir os custos de produção e ainda reduzem as emissões de carbono, o que contribui com a sustentabilidade de nosso planeta.

O objetivo da empresa, além de ajudar a acabar com a crise da água em Gaza, é também criar um “ponto de inflexão para sair do círculo vicioso negativo” nas relações entre Israel e Gaza.

Se interessou pelo tema? Acompanhe o nosso blog e tenha acesso a novidades relacionadas à tecnologia, ciência, empreendedorismo e todo o universo de inovações israelenses