Por Telmo Bauler e Victor Tulli

Há muitos anos a humanidade planeja vivenciar seus sonhos, ter acesso a um universo sem limite em que pode realizar tudo ou até ter como compartilhar seu universo particular com alguém. Esse sonho, alimentado pela sétima arte em Matrix, ou, mais recentemente, em Black Mirror, ganhou inúmeras ferramentas e avança para outras áreas, como a imobiliária.

Realidade Virtual x Realidade Aumentada

É preciso, antes de tudo, dividir duas áreas importantes: realidade virtual e a realidade aumentada, pois mesmo que entrelaçadas, são revoluções diferentes. Realidade virtual é aquela em que se constrói um cenário digital, um mundo sem limites ou bastante verossímil, e um avatar, que te representa, é quem interage com esse mundo. Enquanto a Realidade Virtual (RV) permite criar um mundo imaginário com tudo que quisermos, o que a Realidade Aumentada faz é adicionar elementos digitais (informações adicionais em forma de gráficos ou imagens) em nosso ambiente real.

O que é a Realidade Aumentada?

A Realidade Aumentada é a projeção de elementos virtuais, digitais, na realidade em que estamos acostumados, como o Google Glass se propunha ou os filtros do Instagram já fazem. A Realidade Aumentada (RA) é uma tecnologia que permite sobrepor elementos virtuais à nossa visão da realidade. Cada vez mais demandada, essa tecnologia se converterá em um negócio que vai movimentar, em 2020, cerca de 120 bilhões de dólares no mundo.

Qual a sua funcionalidade?

Criar uma Realidade Aumentada pode ser muito bom para antecipar a visão da construção ou para treinamento de corretores, engenheiros, sobre um projeto específico. Ela melhora a experiência do usuário e a personalização do produto, como a projeção de decoração em um imóvel vazio. Algumas empresas já utilizam a Realidade Aumentada para que o cliente verifique em tempo real como sua casa ficará depois de concluídas as obras ou como a nova poltrona combinará com a decoração.

Agora, seja qual for o modo escolhido, é fato que essa tecnologia, impulsionada pelo nosso momento de maior virtualização, menos contato e mais personalidade nos produtos e serviços, tem forte poder comercial: mais que realidade aumentada, mais vendas.

Passeios virtuais pelo imóvel, projeções de decoração, personalizar o produto junto com o cliente e visualizar em tempo real são ferramentas que aumentam a experiência emocional, sensitiva do comprador. Além disso, com mais ferramentas que detalham o produto as visitas tornam-se mais assertivas, menos visitas e mais negócios fechados.

Benefícios da Realidade Aumentada

Confira os benefícios resumidos e aguce o sonho milenar do seu cliente para projetar o sonho dele no seu imóvel:

  1. Menos decorados físicos, mais decorados virtuais personalizáveis para cada tipo de cliente;
  2. Visitas mais assertivas, menos energia desperdiçada;
  3. Redução de custos e otimização de investimentos;
  4. Venda e experiência mais interessantes;
  5. Propaganda de marca e posicionamento futurista;
  6. Projeção dos sonhos do cliente, emocional aguçado.

Para o Comitê do Construbusiness da Câmara Brasil Israel no Rio de Janeiro, a Realidade Aumentada é mais abrangente do que a Realidade Virtual, pois possibilita estar presente nos espaços de um ambiente real desfrutando de outras experiências visuais projetadas. Portanto, as possibilidades da Realidade Aumentada na Indústria Imobiliária tanto no ambiente profissional quanto no pessoal são inquestionáveis.

Fontes:

Conexão com Israel: Treinamento do exército com uso de RA:

https://economia.uol.com.br/noticias/bloomberg/2017/05/08/realidade-virtual-leva-exercito-de-israel-para-debaixo-da-terra.htm

Startup Israelense de Realidade Aumentada:

https://computerworld.com.br/2019/03/25/alibaba-adquire-startup-israelense-de-realidade-aumentada-infinityar/