Israel é considerado um dos maiores polos de inovação do mundo. Isso porque grande parte das startups de sucesso surgiram de lá. Empresas como Waze, Wix e Moovit trouxeram visibilidade para o país, que se ficou conhecido como a Startup Nation. Alguns fatores influenciaram os avanços tecnológicos e o reconhecimento de Israel, veja alguns deles a seguir:

O país tem uma cultura empreendedora

A sociedade valoriza empreendedores e aceita e celebra fracassos. Entre 1999 e 2014, apenas 4 de 100 startups tiveram sucesso de acordo com estudo do professor Udi Aharoni. Mas, o número total de startups aumenta a cada ano.

Apoio governamental

Governo investe cerca de 4.2% do PIB em inovação. Para incentivar investimento em startups, em 1991 o governo criou um modelo de incubação que dava dinheiro para startups sem ter participação no capital social da empresa.
Capital abundante para startups na nova economia Apenas em 2017, mais de US$5,2 bilhões foram investidos por VCs (venture capitalists) em Israel. Sendo que 84% deste capital veio de fundos estrangeiros. Em 2016, mais de US$ 4,831 bilhões foram investidos por VCs em Israel; sendo que 87% vieram de fundos não baseados em Israel.

Valoriza a educação

Israel tem o maior número de engenheiros e cientistas per capita, são 135 engenheiros e 140 cientistas. Muitos deles são premiados, 12 já ganharam o prêmio Nobel.

Alta exposição cultural para outras culturas

Dentre os 8,8 milhões de habitantes, mais de 4 milhões dos habitantes viajaram para o exterior. Essa proporção é extremamente alta. Mais de 30% dos israelenses com mais de 20 anos viajou ao exterior pelo menos uma vez nos 12 meses anteriores, segundo o Centro Nacional de Estatísticas do país.

Graças ao Acordo de Livre Comércio entre Brasil e Israel, muitas atividades tem sido feitas entre os dois países e o interesse de negócios entre ambas as partes continua aumentando, não apenas em produtos, mas também em serviços e parcerias em pesquisa e desenvolvimento. Seja um associado da Câmara Brasil-Israel e faça parte dessa evolução: https://cambicirj.org.br/associe-se/

 

Referência: https://www.startse.com/noticia/ecossistema/entenda-como-israel-se-tornou-startup-nation