O uso de dados de internet vem mudando a cada ano e é necessária a adaptação de acordo com a cronologia do desenvolvimento humano. A tecnologia 2G foi planejada para compartilhar SMS e e-mails, o 3G para enviar fotos e vídeos, o 4G para suportar aplicativos que fazem streaming de música e vídeo e o 5G? Qual a necessidade que ele precisa suprir?

Era dos downloads

Com gasto de energia 90% menor em dispositivos e velocidade 10x mais rápida que o 4G, a tecnologia 5G tem o objetivo de facilitar downloads e uploads com uma cobertura mais ampla e conexões mais estáveis com foco nas empresas e negociações.

Em matéria para o Blog da Liga, Eytan Magal, israelense naturalizado Brasileiro e sócio da Eytan Magal Soluções de Gerenciamento de Segurança, disse: “Cedo ou tarde, essa tecnologia [5G] estará presente nos ambientes de atuação das empresas, empreendimentos e nas áreas públicas. Deve-se considerá-la nos projetos e nos custos dos seus planos de negócios”, palavras de Eytan Magal, para a matéria do Blog da Liga.

O mercado imobiliário precisa se adaptar

Para o mercado imobiliário do Brasil será necessário pular o obstáculo material, como o concreto, aço e vidro reforçado, muito presentes nas construções nacionais e principais empecilhos para o 5G. Ao pensar em um novo projeto, engenheiros e arquitetos devem se reunir para encontrar soluções e um orçamento rentável pensando na integração do 5G na vida dos investidores. Por exemplo, antenas dentro dos prédios ou sistemas para ambientes fechados.

Integração usando a Inteligência Artificial

Eytan Magal destacou equipamentos prontos para integrar as redes de comunicação com a tecnologia, como a IoT [Internet das Coisas] e a M2M [Machine to Machine], todos operados através de dispositivos remotos, diminuindo custos de mão de obra e acelerando processos independentemente de imprevistos, como a chuva, que podem atrasar uma obra. Depois de experenciarmos uma pandemia e termos que nos adaptar a redução de contato físico, o acesso à distância de máquinas está sendo aprimorado cada vez mais e os planejamentos para os projetos futuros e em andamento precisarão de mudanças significativas para coincidir com o 5G, sendo tudo acessado via dispositivo.