De 19 a 21 de outubro deste ano, aconteceu o 3º Simpósio Internacional de Segurança – As Inovações Tecnológicas no Combate à Criminalidade. Em razão da pandemia da Covid-19, o evento foi realizado de forma virtual e contou com número recorde de inscrições, cerca de três mil participantes das áreas de segurança, inteligência e tecnologia. Promovido pela Associação Nacional dos Delegados da Polícia Federal, o evento teve como objetivo debater inovações no combate à criminalidade e novas soluções de segurança para o Brasil.

Quando o assunto é tecnologia e segurança, Israel é a grande referência para empresários e diversos países, pois investe amplamente em tecnologias de monitoramento, reconhecimento facial, drones e tecnologias para o combate ao crime.

Entre os especialistas participantes, esteve o atual embaixador de Israel no Brasil, Yossi Shelley, que apresentou o painel “Fronteira Tech”, sobre o projeto que utiliza uma tecnologia israelense de sistema inteligente de controle e monitoramento. Neste painel, ganhou destaque a seguinte frase do embaixador: “A tecnologia é indispensável e uma grande aliada na construção de políticas de segurança pública em qualquer país”.

O programa funciona com uma tecnologia aplicada na identificação de pessoas e veículos considerados suspeitos, alertando em caso de possibilidade de furto ou roubo. Funciona da seguinte forma: o sistema digitaliza rostos das pessoas filmadas através das diversas câmeras, cruza as imagens com um banco de dados da Receita Federal, ao qual é integrado, e reforça, além de outros lugares, o controle da fronteira entre Brasil e Paraguai. Dessa forma, é possível, por exemplo, evitar que produtos ilícitos dos mais diversos entrem no território nacional, como armas, drogas, mercadorias e todo o tipo de mercadoria ilegal.

Além disso, Israel vem explorando fortemente o universo do empreendedorismo relacionado à cibersegurança, com mais de 400 empresas dedicadas ao tema no país, das quais mais de 300 são startups. As pesquisas e os avanços conquistados pelos israelenses neste terreno servem de inspiração para todo o mundo, com o país recebendo inclusive 20% dos investimentos privados mundiais na área.

Israel não para de inovar. São esforços constantes para a criação de novas ferramentas e equipamentos, com avanços que contribuem cada vez mais no combate ao crescimento dos índices de violência e criminalidade.

Você pode entender e conhecer mais sobre o simpósio e os debates promovidos relacionados à segurança através do site: www.simposioseguranca.com.br.