Muito se fala sobre inovação, tecnologias e facilitar processos ao empreender. Dessa forma, o assunto “startup” virou tendência e muitas empresas neste formato foram abertas.
Mas, afinal…
O que é uma startup?
Segundo o SEBRAE, a startup é “um grupo de pessoas iniciando uma empresa, trabalhando com uma ideia diferente, escalável e em condições de extrema incerteza”.
O termo surgiu no Vale do Silício, nos Estados Unidos, porém, só começou a ser difundido por aqui anos depois.
De uma forma geral, startups são caracterizadas como empresas em fase inicial, que lidam com tecnologia em sua maioria, buscam inovar em seus segmentos, atuam com flexibilidade, são negócios incertos e que tem grandes chances de crescimento rápido.
O processo de criar uma startup se resume nas seguintes etapas:
- Ideia de negócio inovadora;
- Desenvolvimento de um protótipo;
- Validação de hipóteses no mercado em que está inserida;
- Procura por parceiros, sócios e equipe;
- Captação de recursos.
Devido às incertezas que essas empresas enfrentam, se faz necessário ter capital de risco. Ou seja, que tenha um investimento para que o modelo de negócios seja desenvolvido e melhorado no decorrer do tempo.
Sendo assim, existe a dúvida se são empresas que lidam apenas com tecnologia e a resposta é: não necessariamente.
Startups podem ser de diversos setores e, para serem consideradas como tal, precisam ser comprovadamente um negócio repetível e escalável.
Quando se torna escalável, ou seja, quando ela cresce, tem seu conceito e nome alterados, passando a ser um negócio altamente lucrativo.
Além disso, existem também as “Startups Unicórnio”, o grande sonho dos empreendedores, que consiste em empresas que são avaliadas em 1 bilhão de dólares antes de, sequer, abrirem o seu capital em bolsas de valores.
Os benefícios desse tipo de empresa
Ao lidar com um ambiente de incertezas e tendo que ter um perfil que administra muito bem os riscos, é preciso que o retorno seja interessante aos empreendedores, correto?
Startups entregam vantagens, como:
- Viralização do projeto: um dos maiores motivos para que empreendedores invistam neste modelo de negócio é a grande chance de viralização, garantindo assim, um retorno sobre o investimento muito maior;
- Flexibilidade: para atividades e horários, uma vez que os processos estão estruturados, há uma liberdade maior para que os profissionais façam suas próprias rotinas, gerando maior autonomia e um ambiente de trabalho que proporcione mais qualidade de vida.
O cenário no Brasil
O Brasil é referência na América Latina quando se trata de startups e, mesmo com os desafios, esse setor tende a crescer cada vez mais.
Estima-se que neste ano, os investimentos em startups em território nacional devem ultrapassar 10 bilhões de dólares, além de atrair cada vez mais investidores estrangeiros, é o que diz o Info Money.
As principais do Brasil que você pode acompanhar são:
- Stone
- Ebanx
- Nubank
- Gympass
- Movile
Todas elas são startups unicórnios.
Segundo previsões do setor, há mais possibilidade de crescimento de investimentos para fintechs especializadas em soluções financeiras digitais.
O cenário em Israel
Sendo assim, é indiscutível que as startups são um modelo de negócio promissor e que vieram para ficar. Israel já investe nessas empresas há muito tempo, por isso é referência nesse setor.
Israel é considerado um dos maiores pólos de inovação do mundo. Isso porque grande parte das startups de sucesso surgiram de lá. Empresas como Waze, Wix e Moovit trouxeram visibilidade para o país, que ficou conhecido como a Startup Nation.
Contudo, para chegar nesse patamar o país conta com 4 pilares bem estruturados e levados à risca.
- Apoio governamental
- Valoriza a educação
- Alta exposição cultural para outras culturas
- O país tem uma cultura empreendedora
Para saber detalhadamente sobre cada tópico, acesse nosso blog e entenda Por que Israel é o lugar das startups?
Com o Acordo de Livre Comércio entre Brasil e Israel, muitas atividades têm sido feitas entre os dois países e o interesse de negócios entre ambas as partes continua aumentando, não apenas em produtos, mas também em serviços e parcerias em pesquisa e desenvolvimento.
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